sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

OBEDECER É MELHOR DO QUE SACRIFICAR (Escrito por Sidcley Rodrigues do Amaral)






"Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros"
(1Sm 15.22)










O Senhor tem nos chamado para a obediência da fé (Rm 1.5). Isso significa que uma das marcas de uma pessoa fiel a Deus é uma vida de obediência. Na verdade, a obediência é o atestado da fé, pois a Bíblia diz que “pela fé, Abraão...obedeceu” (Hb 11.8a).

O esforço e a dedicação não compensam a falta de obediência aos preceitos divinos. Não adianta ser esforçado e diligente na Obra de Deus e mesmo assim ser infiel e desobediente aos ditames das Escrituras Sagradas, pois quando se está na prática do pecado “todos os nossos atos de justiça são como trapo de imundícia” (Is 64.6).

Outrossim, alguém pode estar fazendo a Obra não para a glória do Senhor, mas sim para sua própria glória, ou seja, para se auto-apresentar e receber aplausos e benefícios dos homens. Ora, isso também é desobediência, pois tudo que fizermos deve ser feito para que o nome do Senhor cresça e seja glorificado e não o nosso próprio nome ou ministério (Jo 3.30; 1Co 10.31).

Resultados positivos do nosso ministério também não compensam a falta de obediência à Palavra de Deus. Devemos lembrar a advertência do Senhor Jesus, que disse: “Muitos me dirão naquele Dia: ‘Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos demônios? E em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.” (Mt 7.22-23).

Observemos que, conforme o texto supracitado, os mesmos obreiros que em nome do Senhor faziam maravilhas também viviam na prática da iniqüidade, ou seja, viviam em desobediência.
De fato, é possível que muitas maravilhas sejam operadas pela misericórdia de Deus em resposta à fé dos ouvintes e em cumprimento da Palavra e dos propósitos de Deus ainda que o portador da mensagem não seja um obreiro fiel. Um exemplo disso é o profeta-mercenário Balaão que foi tomado pelo Espírito Santo para abençoar a Israel e, na ocasião, profetizou acerca do Messias como sendo a Estrela de Jacó (Nm 23.5-24; 24.2-17). E o que dizer de Saul, que perseguindo a Davi também profetizou? (1Sm 19.23-24). Todos sabemos o triste fim desses homens que morreram na prática da desobediência.

Aliás, o rei Saul é o maior exemplo de que fazer qualquer coisa para Deus sem obedecê-lo não tem valor algum nem aprovação divina. A Bíblia narra que após deixar de cumprir a ordem do Senhor, Saul tentou compensar o erro da desobediência ofertando sacrifícios para Deus, no entanto, esta foi a mensagem do Senhor: “Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios como em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros. Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar como iniqüidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a Palavra do Senhor, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei” (1Sm 15.22-23).

Muitos estão buscando ser abençoados e querem alcançar o favor divino através de ofertas, campanhas e desafios financeiros. Porém se esquecem ou não sabem que a garantia para sermos plenamente abençoados está em se obedecer aos mandamentos de Deus.

O capítulo 28 do livro de Deuteronômio é taxativo e categórico ao condicionar as bênçãos divinas à obediência aos mandamentos do Senhor (Dt 28.1-14). Não obstante, logo em seguida a Bíblia descreve os castigos e maldições decorrentes da desobediência aos preceitos de Deus (Dt 28.15-28).

O apóstolo Paulo nos admoesta em seus escritos: “Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência (Ef 5.6); e “pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência” (Cl 3.6).

Amados, obedecer é melhor do que sacrificar. Que sejamos fiéis ao Senhor em tudo, obedecendo a sua Palavra e assim tornando nossas ações agradáveis a Deus.

4 comentários:

  1. Gostei.Parabéns mais uma vez. Que Deus continue te usando na Palavra e te inspirando para escrever ótimos textos. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog, irmão Sidcley. Mensagens edificantes. Que a potente mão do Senhor esteja com você!!!

    ResponderExcluir
  3. Paz do Senhor Jesus! Que Deus continue a te abençoar e iluminar, para que possas continuar sendo um canal de benção para vidas de muitos. Parabéns pelo seu blog, ele é muito edificante. Se for possível visita o meu: http://unicristao.blogspot.com , deixa o teu comentário pois ele é muito importante para mim. Só te lembrando já estou te seguindo!!! Fica na Paz!!!!

    ResponderExcluir
  4. Amem!
    Que Deus continue te abençoando eternamente!

    Nilson Magalhães.
    http://dcnilson.blogspot.com

    ResponderExcluir