quarta-feira, 29 de junho de 2011

O SOAR DA ÚLTIMA TROMBETA (Escrito por Sidcley Rodrigues do Amaral)




Eis que vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao soar da última trombeta. Pois a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados (1 Coríntios 15.51-52)


Na passagem supracitada, a vinda de Jesus está relacionada ao soar da "última trombeta". Mas que trombeta é esta?


Antes de tudo, convém dizer que a volta de Jesus é um dos assuntos mais solenes e importantes da Bíblia. De Gênesis à Apocalipse se fala na pessoa de Jesus. Mas, enquanto dezenas de passagens descrevem a primeira vinda do Messias, para nascer e morrer em nosso lugar, outras centenas de versículos bíblicos se ocupam com a mensagem de que Jesus voltará!


Para se ter uma idéia de como esse assunto é importante, saiba que a volta de Jesus é mencionada 1.845 vezes em toda a Bíblia, sendo 1.527 no Antigo Testamento e 318 no Novo Testamento.


Por ocasião da volta de Cristo para arrebatar sua Igreja, o apóstolo Paulo vaticina que "o mesmo Senhor descerá do Céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus" (1 Ts 4.16). Novamente, o apóstolo faz menção da trombeta, quem sem dúvida é a mesma que é citada na Carta aos Coríntios, na passagem bíblica que abre este comentário.


A Bíblia menciona muitos instrumentos musicais, contudo o mais citado é a trombeta. Na Antiga Aliança, os toques das trombetas já eram muito importantes: Israel marchava ao toque das trombetas; os sacerdotes em várias solenidades tocavam as trombetas.


Vemos, no Livro de Números, que havia duas trombetas de prata, que eram tocadas em várias ocasiões especiais:


1)Eram tocadas para a convocação da congregação do deserto: quando ambas eram tocadas, então toda a congregação era convocada; quando apenas uma era tocada, somente os princípes (maiorais de cada tribo) eram convocados (Nm 10. 2-4);


2)Eram tocadas para a partida dos arraiais das tribos de Israel: quando eram tocadas retinindo, partiam os arraiais alojados da banda do oriente; e na segunda vez que eram tocadas retinindo partiam os arraiais da banda do sul (Nm 10.2, 5-6);


3)Eram tocadas também retinindo quando os israelitas iam à peleja contra os seus inimigos (Nm 10.9): ocorreu, por exemplo, quando o povo de Israel conquistou a cidade de Jericó (Js 6.16) e quando Gideão, com seus trezentos homens, pelejou contra os midianitas (Jz 7.20);


4)Eram tocadas em ocasiões festivas: nas solenidades, nos princípios dos meses, nos dias de alegria para o povo, e sobre os holocaustos e os sacrifícios pacíficos que eram oferecidos a Deus (Nm 10.10).


Outrossim, se ouvia o toque de trombeta em ocasiões de juízo divino (Am 3.6) e quando era anunciado o advento de um novo rei (1 Rs 1.39).


A simbologia é tão forte que a Bíblia diz que ao proclamarmos a Palavra de Deus devemos levantar a voz como trombeta (Is 58.1; Jl 2.1).


Na Epístola aos Colossenses, o apóstolo Paulo nos ensina que as solenidades e cerimônias da Antiga Aliança são "sombras das coisas futuras" (Cl 2.17). Daí que os toques de trombetas prefiguravam eventos também futuros.


Da mesma forma que os filhos de Israel partiam do seu acampamento ao toque das trombetas, quando a trombeta de Deus tocar a Igreja partirá deste mundo para entrar na Canaã Celestial!
Da mesma forma que as trombetas eram tocadas em ocasiões de festa e de alegria, assim também a trombeta de Deus será tocada para anunciar o início da época mais feliz da Igreja de Deus: a época em que estaremos para sempre com o Senhor!


Da mesma forma que se ouvia o toque de trombeta para anunciar a posse ou a chegada de um rei, também os redimidos ouvirão o soar da trombeta de Deus anunciando a chegada do Rei dos reis e Senhor dos senhores para arrebatar a sua Igreja!


A Bíblia diz que tudo o quanto foi escrito no Antigo Testamento, para o nosso ensino e esperança foi escrito (Rm 15.4). De fato, o soar da última trombeta fala da esperança da Igreja.


Enquanto o mundo se fecha dentro de um fatalismo histórico, sem expectativas, sem futuro, a Igreja caminha neste mundo com uma esperança (I Ts 4.13-18; I Co 15.19; Fp 3.20-21; I Jo 3.3).


Mas porque a trombeta do arrebatamento da Igreja é chamada de "a última trombeta"?


É chamada de a última trombeta porque assinala o fim da Dispensação da Graça e da Era da Igreja aqui na Terra (Am 8.11).


Não podemos confundir essa trombeta com as sete trombetas que serão tocadas por sete anjos, e são mencionadas no livro de Apocalipse. As sete trombetas não anunciam a volta de Jesus para arrebatar a sua Igreja, mas são anunciadoras dos juízos de Deus que serão derramados no mundo durante o período terrível da Grande Tribulação (Ap 8-11).


A última trombeta da Dispensação da Graça será tocada por ocasião do advento, do regresso de Cristo à Terra para nos levar consigo para as Mansões Celestiais, para o Santo Reinado.


No entanto, muitos estarão desapercebidos quando a última trombeta ressoar. Segundo a Bíblia, quando a trombeta do arrebatamento tocar, haverá:



1)Surpresa


Porém daquele Dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, mas unicamente meu Pai. E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do Homem. Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao Dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, até que veio o Dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do Homem (Mt 24.36-39)


2) Separação


Estarão dois numa cama; um será tomado, e o outro será deixado. Duas estarão juntas, moendo; uma será tomada, e a outra será deixada. Dois estarão no campo; um será tomado, e o outro será deixado (Lc 17.34-36)


Então, vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não o serve (Ml 3.18)


Amados irmãos, que estejamos preparados para o dia da volta de Jesus. Que todos os dias possamos viver em obediência à Sua Palavra, e assim, conservarmos a sublime esperança de que não ficaremos confundidos, mas que seremos, pela infinita misericórdia de Deus, arrebatados para encontrarmos com o Senhor nos ares, quando a última trombeta soar!
Maranata! Ora vem, Senhor Jesus!


Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras (1 Ts 4.18).

25 comentários:

  1. Que Deus continue a lhe abençoar servo, graça e paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obg, irmão Frank! Deus te abençoe mais!

      Excluir
    2. A bíblia dis que será para os que estão vivos de um piscar de olhos,disse Jesus virá como ladrão ladrão não toca trombeta eles chegam de surpresa,e também como relâmpago sai do oriente e mostra no osidente assim será a vinda dos que estiverem vivos . agora a trombeta será para os mortos em Cristo para estes a trombeta soará eles resusitaram primeiro e nos seremos transformado.isto é sem ouvir trombeta por isso temos que estar preparado

      Excluir
  2. Boa tarde, me tira uma duvida, todos ouviram o soar da trombeta, naquela dia, ate mesmo o impio.
    Eu creio que será todos que ouvirão, mas só os Santos serão reunidos e arrebatados junto com a igreja.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, me tira uma duvida, todos ouviram o soar da trombeta, naquela dia, ate mesmo o impio.
    Eu creio que será todos que ouvirão, mas só os Santos serão reunidos e arrebatados junto com a igreja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acredito que só os salvos ouvirão. Até porque o ímpio não se importa com a palavra.

      Excluir
    2. Eu acredito que só os salvos ouvirão. Até porque o ímpio não se importa com a palavra.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Ap 1.7 Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá. E todas as tribos da terra se lamentarão.
      Arreabatamento após a Grande Tribulação, visivel... Mt 24.29,30,31 "29- Logo em seguida a tribulação daqueles dias, o céu escurecera, a lua não dará a sua claridade, as estrelas cairam do firmamento e os poderes do céu serão abalados. 30- Então aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória. 31- E Ele enviará os seus anjos, com grande clangor de trombeta os quais reunirão os seus escolhidos, dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus.
      Dn 7. 13,14
      13- Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha com as nuvens do céu um como o Filho do Homem, e dirigiu-se ao Ancião de Dias e o fizeram chegar até ele.
      Em Apocalipse relata que são sete trombetas e sete anjos, em Ap 11.15 diz: O sétimo anjo tocou a trombeta, e houve no céu grandes vozes, dizendo: o reino do mundo se tornou de nosso Senhor e do seu Cristo, e Ele reinará pelo século dos séculos.
      Há vários relatos na Bíblia que nos deixa ciente que no Dia do Senhor ou na Vinda do Senhor (que é a mesma coisa), todo o olho o verá, se todo olho o verá, é obvio que todos os que não forem surdos ouviram o som da trombeta pois a palavra também afirma que este som é retumbante Um evento retumbante: adjetivo de dois gêneros
      que retumba; que provoca grande som, grande ressonância.
      e que também é como o bramido do mar, enfim são muitos os paralelos, sendo assim não resta duvida que a Vinda de Cristo será vista, contemplada por todos.
      Além disto, nenhuma das três palavras gregas usadas no Novo Testamento para descrever a Segunda Vinda de Cristo favorece a idéia de um arrebatamento secreto, pois todas apontam para algo visível e manifesto: parousia, apokalypsis e epiphaneia.
      E se é visível, também é sonoro, conforme a Biblia afirma.
      Amigos tenham muito cuidado e atenção ao lerem a Bíblia traduzida para o nosso português, até porque seus tradutores em várias partes colocaram palavras que não se enquadram dentro das palavras do grego para qual o novo testamento foi traduzido de uma copia original. Então tenha sempre em mãos dicionários (grego x português, hebraico x português, lexico x português), para que as traduções revista e atualizadas entre outras não vos faça presa fácil para o engano. Poi se formos analisar o porque destas traduções inadequadas chegaremos a conclusão que isso é trabalhar de satanás para ludibriar os cristãos.
      Vlw....

      Excluir
    5. Muito bem, Unknown, seu comentário foi excelente, é exatamente assim que as Escrituras relatam a segunda vinda de Cristo, com muito barulho e, portanto, visível a todos. Parabéns.!.

      Excluir
    6. Isso mesmo , jesus vira de forma visivel. Como diz em apocalipse, todo olho verá. Outro ponto interessante é que nao iremos para a mansão celestial cpmo muitos pensam, jesus vira e estabelecerá seu reino aqui na terra. Ele disse em mateus cap 5, bem aventurado os mansos porque herdaram a terra. Essa terra sera transformafa para gloria de Deus. Para a igreja glorificada estar nela.com o rei dos reis e senhor do senhores, reinando.sobre as nações. Paz de cristo

      Excluir
    7. O problema é esse "acredito...entendo...minha opinião " a Bíblia não pode ser interpretada de acordo com o entendimento de cada leitor. Por isso se essa pergunta for direcionada a mim,A resposta será: não sei. Porque não está escrito

      Excluir
  4. Estudo muito importante.....que Deus possa nos dar força para servir a Ele com muito fervor..... amém

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patrícia Albuquerque, desculpe-me, minha querida, pela sinceridade, mas você está precisando com urgência de um bom profissional na área de psicologia ou psiquiatria para analisar o seu caso. Isso não é normal, minha irmã, ouvir vozes, sons ininteligíveis ou qualquer outra coisa inexplicável, demonstra algum descontrole psicológico. Por alguma razão que somente um profissional poderá diagnosticar. Não fique pensando que seja algo sobrenatural, pois não é, como, por exemplo, demônios etc., como os adeptos da batalha espiritual costumam dizer, nada disso, é um problema relacionado à sua pessoas, fisiológico. Que o Eterno continue a lhe abençoar, minha amada irmã, e não deixa de procurar ajuda médica. Abraço.!.

      Excluir
  6. ninguém busca através do Espírito que trombeta é essa que Paula fala. Todo mundo que dar uma de sabichão interpretando a escritura como interpreta a gramática,

    ResponderExcluir
  7. Eu acredito sim que a igreja vai ser arrebatada antes da grande tribulacao Deus já sabia de tudo senão ninguém se salvaria por isso ele vai se encontrar com a noiva nos ares

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Da sagradas escrituras não diz isso que seremos Arrebatados antes da grande tribulação senão a visão que João teve da grande multidão a qual ninguém podia contar que vinha da grande tribulação

      Excluir
  8. Agora na segunda ressurreição diz assim que serão muito poucos os que serão salvos,

    Então se serão muito poucos Como que o povo da grande multidão que João não podia contar por ser como areia do mar seria o povo da segunda ressurreição

    ResponderExcluir
  9. como que se prova que a trombeta do arrebatamento não a mesma sétima trombeta do apocalipse, pra mim a igreja passará por uma parte da grande tribulação.

    ResponderExcluir
  10. como que se prova que a trombeta do arrebatamento não a mesma sétima trombeta do apocalipse, pra mim a igreja passará por uma parte da grande tribulação.

    ResponderExcluir
  11. Completamente dentro dos estudos escatológico e da exegese e da hermenêutica da Bíblia o estudo hora mencionado e muito bem explicado do autor Sídney Rodrigues do Amaral. Parabéns. Se for.os mencionar desde Gênises passando pelos profetas e pelo ministério de Jesus, e dos apóstolos , chegaremos claramente a conclusão de que a Igreja de Cristo nâo sofrerá os juízo a da ira de Deus que está por vim sobre a terra na Tribulação e na Grande Tribulação. 1 Ts:1.10 e muitos mais outros textos bíblicos que muito bem estudados nos dá a certeza do Arrebatamento da Igreja. 1 Co:15.51-52. 1 Ts:4.16,17. E muitos outros etc. Fico por aqui. Deus abençoe a sua vida. Não vou responder confrontos.

    ResponderExcluir