segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

A MENTE DE CRISTO (Escrito por Sidcley Rodrigues do Amaral)







Porque quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.

(1 Coríntios 2.16)









Amados, desta feita vamos comentar e refletir um pouco sobre o que o apóstolo Paulo queria dizer com a expressão “temos a mente de Cristo”.

Para termos a mente de Cristo em nós, o primeiro passo é estarmos ligados ao corpo de Cristo, isto é, a Igreja.

Toda base de relacionamento com Deus somente poderá ser alicerçado quando saímos para fora ("ekklesia", igreja em grego) do mundo e ingressamos no corpo de Cristo. Isso implica em ter comunhão com os membros do corpo e com Aquele que é a cabeça do corpo. Assim sendo, ter a mente de Cristo é estar em Cristo e em comunhão uns com os outros (1Jo 1.7).

Outrossim, ter a mente de Cristo é estar sob o senhorio de Cristo, a cabeça do corpo. Como alguém poderá dizer que tem a mente de Cristo se não pratica o que está na mente de Cristo e não obedece à voz de Cristo? Se alguém ama a Cristo obedece aos seus mandamentos (Jo 14.21; 15.23).

Ter a mente de Cristo é estar na dependência e no domínio do Espírito Santo, que é quem dá vida ao corpo. Ser guiado pelo Espírito de Deus é uma característica fundamental de todo aquele que é filho de Deus (Rm 8.14).

Ter a mente de Cristo é amar quem Cristo ama, isto é, a todas as pessoas, sejam agradáveis ou agressivas. É falar como Cristo (com amor), sentir como Cristo (com amor), sofrer como Cristo (por amor), viver como Cristo (pelo amor). O amor é o sinal distintivo do discípulo de Cristo (Jo 13.35; Fp 2.5).

Ter a mente de Cristo é ansiar o que Cristo anseia, e o que Ele anseia é que a Igreja esteja com Ele para sempre (Jo 17.24). Todos os que têm a mente Cristo anseiam pela sua segunda vinda e clamam: “Maranata, ora, vem Senhor Jesus!” (2Tm 4.8; 1Co 16.22; Ap 22.20).

Enfim, ter a mente de Cristo é pensar nas coisas de cima e não nas coisas da Terra (Cl 3.1-2); é suportar e perdoar aqueles que nos ofendem (1 Pe 2.23); é não tolerar o pecado e o erro, mas nunca deixar de amar quem erra (Jo 6.37). Precisamos do auxílio do Senhor Jesus forjando nossas mentes e corações para que possamos viver desta forma. Afinal, foi Ele mesmo quem disse: "Sem mim, nada podereis fazer" (Jo 15.5b).

Nenhum comentário:

Postar um comentário