sexta-feira, 16 de julho de 2010

ARREBATAMENTO: A Esperança da Igreja (escrito por Sidcley Rodrigues do Amaral)






Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra. (Apocalipse 3.10)



Amados irmãos, temos nessa passagem biblica a promessa escatológica que retrata a essência da esperança do cristão: o arrebatamento da Igreja!



O Senhor promete ao servo fiel, que guardou a Sua Palavra, que o livrará da hora de tribulação que há de vir sobre todo o mundo, para provar os que habitam na terra. Esse versículo tem recebido as mais diversas interpretações, o que, por conseguinte, deu origem a vários entendimentos divergentes quanto a ocasião do arrebatamento da Igreja.


Alguns estudiosos rejeitam o aspecto escatológico desse versículo, e dizem que Jesus estava se referindo a um momento histórico de perseguição já ocorrido no primeiro século de nossa era, do qual os crentes em Filadélfia seriam preservados. Não entendemos que esse versículo tenha uma interpretação puramente pretérita, pois nas cartas às igrejas da Ásia existem muitas alusões a temas escatológicos.


Outrossim, aqui Jesus se refere a um período definido de “tentação” (no grego philips, que significa Tribulação), que há de vir sobre todo o mundo (perceba a escala mundial desse evento), para tentar, isto é, provar os que habitam na terra (outra vez o aspecto global desse evento). Acreditamos que esse período de provação é a Grande Tribulação, a qual foi vaticinada por Jesus, no sermão profético do Monte das Oliveiras (Mt 24.21).


Defendemos que o versículo em comento trata do livramento que a Igreja terá, de não passar pela Grande Tribulação. Não obstante, há correntes de interpretação que divergem acerca de qual ocasião será a Igreja arrebatada. Existem três principais correntes acerca do assunto:


- Os pós-tribulacionistas: defendem a tese de que a Igreja passará pela Grande Tribulação, somente sendo arrebatada após o término da mesma;

- Os midi-tribulacionistas: acreditam que a Grande Tribulação propriamente dita somente ocorrerá na segunda metade dos sete anos de todo o período. Os midi-tribulacionistas entendem que a Igreja passará pelos três primeiros anos da Grande Tribulação, sendo arrebatada após isso;

- Os pré-tribulacionistas: entendem que a Igreja não passará pela Grande Tribulação, pois Jesus arrebatará a Igreja antes do início dos sete anos desse evento.


Este blog defende a corrente pré-tribulacionista, por acreditar que é a interpretação mais coerente com as Escrituras Sagradas acerca do assunto e é a que honra mais a expectativa e esperança da Igreja.



Acreditamos que a segunda vinda de Cristo se divide em duas fases distintas: a primeira para arrebatar a Igreja (antes do início da Grande Tribulação); e a segunda fase, quando Cristo virá com a Igreja para reinar no mundo (ao fim da Grande Tribulação).


Além da promessa do versículo em comento, a Bíblia declara diversas vezes que a Igreja não passará pela Grande Tribulação, também chamada de “a ira vindoura”, como vemos nos textos abaixo (grifo nosso):


- E esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dos mortos, a saber, a Jesus, que nos livra da ira futura (1 Ts 1.10);


- Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo (1 Ts 5.9);


- Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira (Rm 5.9);


- Vigiai, pois, em todo o tempo, para que sejais dignos de escapar de todas essas coisas que hão de acontecer e de estar em pé diante do Filho do Homem (Lc 21.36).


Os defensores da corrente pós-tribulacionistas afirmam que em parte alguma na Bíblia há como provar que a Igreja será arrebatada em duas fases distintas. No entanto, há na Bíblia mais de 300 referências que dizem respeito à Segunda Vinda de Cristo, as quais, quando são cuidadosamente analisadas, demonstram que o retorno de Cristo será em duas fases.


A primeira fase é o arrebatamento da Igreja, chamado de “a vinda”, do grego parousia, que quer dizer presença. A segunda fase é chamada de o retorno ou aparecimento glorioso, do grego ephipania, que quer dizer manifestação gloriosa.


Acreditamos que a primeira fase da segunda vinda de Cristo trata apenas do arrebatamento da Igreja, abrangendo assim, os salvos em Jesus. Após o arrebatamento, a Igreja participará do Tribunal de Cristo (2 Co 5.10) e das Bodas do Cordeiro (Ap 19). Enquanto isso, o mundo estará passando pelo período sombrio da Grande Tribulação.


A segunda fase é o aparecimento glorioso ou a manifestação gloriosa da sua vinda, onde Cristo virá com a sua Igreja (que havia sido arrebatada) a fim de vencer o Anticristo, julgar as nações, receber Israel convertido e estabelecer seu reino milenial.


Logo abaixo mostramos categoricamente a verdade bíblica acerca da segunda vinda de Cristo em duas fases distintas.

FASES DA VINDA DE JESUS









































PRIMEIRA FASE


SEGUNDA FASE


Ocorre o arrebatamento da Igreja (1 Ts 4.16-17)


Ocorre o retorno glorioso (Ap 19. 11-20)


Cristo vem para os seus (Jo 14.3)


Cristo vem com os seus (Cl 3.4)


Será invisível para o mundo (1 Co 15.52)


Será visível para o mundo (Ap 1.7)


Cristo vem como o Noivo (Mt 25.1-6)


Cristo vem como Rei dos reis (Ap 19.16)


Cristo vem para receber a Igreja (Jo 14.3)


Cristo vem para ser recebido por Israel arrependido (Zc 12.10)


Cristo vem para as Bodas (Mt 25.10)


Cristo vem para julgar as nações (Mt 25.31-45)


Cristo vem para as virgens (Mt 25.1)


Cristo vem para as nações (Mt 25.32)


Cristo vem até os ares (1 Ts 4.17)


Cristo colocará seus pés no Monte das Oliveiras (Zc 14.3-4)


É a bendita esperança (Tt 2.13a)


É o glorioso aparecimento (Tt 2.12b)


Cristo vem como a Estrela da manhã (Ap 22.16)


Cristo vem como o Sol da Justiça (Ml 4.1-2)


Cristo vem para levar a Igreja para a cidade celestial (Jo 14.15; Ef 5.27)


Cristo vem para estabelecer seu reino milenial (Jr 3.17; Zc 8.3)



Convém dizer que não concordamos com a tese de que a Igreja passará por metade do período de sete anos da Grande Tribulação, com base em todos os versículos já citados e ainda com o fato de que a Bíblia declara que existe na presente Dispensação um agente que impede que o Anticristo se manifeste ao mundo. Vejamos o texto de 2 Tessalonicenses 2.6-8 (grifo nosso):


E, agora, vós sabeis o que o detém, para que a seu próprio tempo seja manifestado. Porque o mistério da iniqüidade já opera; somente há um que, agora, o detém até que do meio seja retirado; e, então, será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca e aniquilará pelo esplendor da sua vinda.


Acreditamos que aquele que detém a manifestação do iníquo é o Espírito Santo que habita a Igreja de Deus; e que após o arrebatamento da Igreja, o Anticristo será revelado, dando início à Grande Tribulação. Outrossim, nessa passagem é dito que o Anticristo será derrotado por Jesus pelo esplendor da sua vinda, ou seja, a manifestação gloriosa da vinda de Cristo ao fim da Grande Tribulação.



Destarte, amados irmãos em Cristo, devemos aguardar com confiança a vinda de Jesus para arrebatar a Sua Igreja. Que possamos alegremente dizer: Maranata! Ora, vem, Senhor Jesus! (Ap 22.20).

4 comentários:

  1. Olá querido irmão em Cristo, graça e paz da parte de Deus Pai e de nosso Senhor Jesus Cristo!!! Parabéns pelo seu blog, fidedígno com as escrituras sagradas e motivador no tocante a esperança do cristão. Um abraço e que Deus continue te abençoando e te usando, para a glória de Deus, rica e abundantemnte!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito bem elaborado o texto, embora eu não tenha tanto embasamento, mas fui à Biblia e percebi o esmero na sua criação. PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  3. Passei para dar o primeiro alô. Este blog já está em favoritos. Que o Senhor Jesus continue te abençoando. Major Irmão Batista.

    ResponderExcluir
  4. Relendo, e se deleitando na mensagem. Nosso Deus continua te usando. Isso é respostas de oração.

    ResponderExcluir