sábado, 17 de julho de 2010

SEJA FIEL! Há uma coroa reservada para você! (escrito por Sidcley Rodrigues do Amaral)


Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida. (Apocalipse 2.10)

Amados irmãos, a passagem bíblica acima faz parte da mensagem que o Senhor Jesus entregou para a igreja cristã da cidade de Esmirna, situada na região que era conhecida como Ásia Menor.
Historicamente, a tribulação de dez dias pela qual passaria a igreja em Esmirna refere-se às dez perseguições imperiais, movidas contra os cristãos, desde o Imperador romano Nero César até o Imperador Diocleciano.
Jesus não disse que iria livrar os crentes de Esmirna, do sofrimento. Mas é certo que Ele esteve presente com os seus servos durante todo o processo de provação. “Nada temas”, Ele diz.
O Senhor às vezes permite que passemos por situações difíceis e dolorosas, contudo Ele nunca nos deixa só. Se Ele não quer nos livrar da tribulação é porque Ele nos livrará na tribulação. Todavia, não podemos ignorar que às vezes também, o Senhor permite o martírio, como aconteceu com muitos cristãos de Esmirna e ainda ocorre hoje pelo mundo afora.
Agora, dois fatos são conclusivos: 1) Jesus sempre está conosco, dizendo “Nada temas”; 2) Se Deus quer, Ele pode nos livrar.
Lembre-se dos três jovens hebreus, amigos de Daniel, que embora sob forte ameaça do rei da Babilônia, permaneceram fiéis ao Senhor Deus. Em certo momento, os três servos de Deus disseram ao rei: “Eis que o nosso Deus, a quem nós servimos, é que nos pode livrar; Ele nos livrará do forno de fogo ardente e da tua mão, ó rei. E, se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste” (Dn 3.17-18).
O três servos do Senhor reconheciam que Deus era poderoso para livrá-los do poder do fogo, mas mesmo assim estavam preparados para irem até às últimas conseqüências em sua fidelidade à Deus.
Amados, a recomendação sê fiel até a morte tem dois sentidos: significa ser fiel a Deus até o fim da vida, como também ser fiel mesmo que seja preciso morrer pela fé. A recompensa da nossa fidelidade é o recebimento da Coroa da Vida.

Bem-aventurado é o crente que suporta, com perseverança, a provação, porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida (Tg 1.12).
Na Bíblia, coroas significam galardões. No texto sagrado, temos a menção de quatro tipos de coroas:

1) Coroa Incorruptível (1 Co 9.25): é a recompensa dada aos servos do Senhor por terem se guardado da corrupção do mundo, recusando o viver segundo a carne;

2) Coroa da Justiça (2 Tm 4.8): é a recompensa destinada a todos quanto amam e aguardam a segunda vinda do Senhor;

3) Coroa de Glória (1 Pe 5.4): é a recompensa reservada aos servos do Senhor que fielmente trabalharam na Seara, motivados por amor a Deus e à Sua Obra, sem intenção de obter lucro e vantagens pessoais, nem tampouco exercendo domínio sobre o rebanho de Deus;

4) Coroa da Vida (Tg 1.12; Ap 2.10): é a recompensa entregue às testemunhas de Cristo que forem fiéis durante as provações, inclusive com risco da própria vida.

Somos chamados para sermos atalaias de Deus; somos testemunhas de Deus (Is 43.10) e de Jesus (At 1.8). No Novo Testamento, a palavra testemunha em grego é martyr e significa alguém disposto a defender uma causa até as últimas conseqüências. Daí deriva a palavra mártir.
A história da Igreja Cristã está consagrada pelo martírio de milhares de servos de Deus, os quais resolutamente amaram a Cristo mais do que as próprias vidas. Somos hoje a semente que germinou, a qual foi plantada com o sangue e as lágrimas dos nossos irmãos que foram perseguidos.
Ainda hoje há perseguição contra o Evangelho em muitos países deste mundo. Devemos, à semelhança de nossos irmãos perseguidos, estarmos dispostos a manter levantada a bandeira da Graça de Deus mesmo que para isso tenhamos que ir até as últimas conseqüências. Na verdade, é exatamente isso o que a verdadeira testemunha de Jesus deve estar disposta a fazer. É isso o que Deus espera de nós.
É maravilhoso saber que Aquele que recebeu uma coroa de espinhos irá agraciar os servos vencedores com tais coroas, que são símbolos dos galardões reservados aos salvos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário