segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

A MÍDIA COMO INSTRUMENTO A SERVIÇO DA OBRA DE DEUS (Escrito por Sidcley Rodrigues do Amaral)







"Fiz-me tudo para com todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns" (1 Co 9.22).




Mídia é o termo que designa, de forma genérica, todos os meios de comunicação social, ou seja, os veículos que são utilizados para a divulgação de conteúdos de informação, publicidade ou propaganda de massas. Etimologicamente MÍDIA é derivada do latim medium (meio) e media (meios).
Assim, entende-se por mídia o conjunto dos meios de comunicação, e que inclui, indistintamente, diferentes veículos, recursos e técnicas, como, por exemplo, jornal, rádio, televisão, outdoor, folders, propaganda, mala-direta, folhetos, balão inflável, anúncio em site da internet etc. 
Os meios de comunicação são instrumentos. Televisão, cinema, rádio ou internet podem ser utilizados para o bem ou para o mal das pessoas. 
Deus sempre se utilizou de meios para comunicar a sua mensagem:
- Deus fala através da natureza:
Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos (Sl 19.1)
- Deus fala através de sua Palavra escrita:
Vai, pois, escreve isso numa tabuinha perante eles, escreve-o num livro, para que fique registrado para os dias vindouros, para sempre, perpetuamente (Is 30.8)
Assim fala o SENHOR, Deus de Israel: Escreve num livro todas as palavras que eu disse (Jr 30.2)
Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam (Jo 5.39)
- Deus falou através de profetas e hoje fala através de seu Filho:
Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam (Hb 1.1)
- Para refrear a insensatez de um profeta mercenário Deus falou até através de uma jumenta:
Então o SENHOR abriu a boca da jumenta, a qual disse a Balaão: Que te fiz eu, que me espancaste estas três vezes? (Nm 22.22)
- Na Bíblia temos, inclusive, um precursor dos outdoors modernos:
Então o SENHOR me respondeu, e disse: Escreve a visão e torna bem legível sobre tábuas, para que a possa ler quem passa correndo (Hc 2.2).
O cristão não deve se privar das inovações tecnológicas do mundo hodierno, mas também não deve se embaraçar com elas ao ponto de se esquecer dos princípios das Escrituras Sagradas.
Então, de que forma o cristão pode utilizar a Mídia de forma positiva? Elencamos as seguintes formas:
1. Utilizando como meio de interação social
As redes sociais e os correios eletrônicos são muito importantes para a integração e comunicação das pessoas. Através delas podemos criar ou sustentar boas amizades, como também manter contato com as pessoas que estão longe e fazem parte de sua família ou círculo social.
Qualquer coisa boa que pode ser comunicada entre seres humanos vai longe com grande facilidade pela Internet. Ela serve como ferramenta poderosa para manter contato entre parentes e amigos separados por grandes distâncias.
2. Utilizando como ferramenta de pesquisa e aperfeiçoamento educacional
Os meios de comunicação oferecem uma gama considerável de conhecimento e informações. É deveras importante que o cristão procure sempre estar informado das notícias e fatos que ocorrem em sua cidade, estado, país e pelo mundo afora, pois somente assim poderá contextualizar a sua vida com a realidade dos dias atuais.
Para isso, deve-se amar a leitura de jornais, livros e revistas como também acompanhar as notícias veiculadas pela televisão ou pelos sites de jornalismo e informação da Internet. 
O cristão que procura aprender e aperfeiçoar sua bagagem cultural têm ao seu dispor diversas ferramentas para o trabalho de pesquisa e aprendizado.
3. Utilizando como instrumento de crescimento espiritual
Existem atualmente na Televisão e no Rádio vários programas evangélicos, como também temos na Rede Digital milhares de Sites com conteúdo cristão. Também, na mídia escrita, há várias publicações periódicas que proporcionam orientação e saber espiritual para os servos do Senhor.
INTERNET: Blogs evangélicos; Sites de estudos bíblicos;  Bíblia on line;  Concordância bíblica on line;  Informações sobre igrejas e grupos religiosos;
RÁDIO:  Rádios evangélicas;
MÍDIA ESCRITA: Livros devocionais; Comentários Bíblicos; Revistas evangélicas de tiragem periódica; Jornal evangélico
TELEVISÃO: Programas de testemunhos de fé, transmissão de cultos, programas de debates, estudos escatológicos
4. Utilizando como espaço para a glória de Deus
Podemos utilizar os meios de comunicação como instrumentos para glorificar ao Senhor criando e ocupando seu espaço com assuntos, temas, mensagens e canções que exaltam a Deus.
O cristão pode utilizar os instrumentos da mídia digital para levar uma mensagem de conforto para alguém atribulado e para criar artigos, fóruns, blogs, comunidades e páginas que honrem o nome do Senhor.
A Bíblia diz:
Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus (1 Co 10.31) .
Fiz-me tudo para com todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns (1 Co 9.22).
Enfim, devemos utilizar todos os meios disponíveis para exaltar o nome de Deus e proclamar sua mensagem à todas as pessoas. 


Um comentário:

  1. Estou a tentar visitar todos os seguidores do Peregrino E Servo, pois por uma acção do google meu perfil sumiu e estava a seguir o seu blog sem foto e agora tive de voltar a seguir, com outra foto. Aproveito para deixar um fraterno abraço e muita paz e saúde.
    António Jesus Batalha.

    ResponderExcluir