quinta-feira, 6 de outubro de 2011

O DEUS DOS DEUSES E AS DEZ PRAGAS DO EGITO (Escrito por Sidcley Rodrigues do Amaral)






"Pois o Senhor vosso Deus é o Deus dos deuses, e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e terrível, que não faz acepção de pessoas, nem aceita recompensas" (Deuteronômio 10.17)







Em toda a Bíblia, o Senhor Jeová reivindica ser o único Deus verdadeiro (Dt 6.4; Is 42.8; Jo 17.3; Rm 16.27; 1Tm 1.17).

Quando a Palavra de Deus se refere ao Senhor como sendo o Deus dos deuses não está embasando a idéia de que existam outras divindades ou mesmo que haja deuses inferiores no plano real das coisas.

Na verdade, ao mencionar os deuses pagãos, as Escrituras procuram sempre demonstrar a vaidade da idolatria e a superioridade do Senhor como o único Deus (Sl 115.1-8; Is 40.18-31; 44.1-20).

Um fato bíblico interessante ocorre quando o Senhor Deus envia as dez pragas sobre o Egito. O objetivo das pragas não era arrasar a nação egípcia, mas sim glorificar a Deus sobre os falsos deuses a fim de que os egípcios viessem a conhecer o Senhor como o único Deus verdadeiro.

O Senhor declarou a Moisés: "Então, os egípcios saberão que eu sou o SENHOR, quando estender a mão sobre o Egito e tirar os filhos de Israel do meio deles" (Ex 7.5).

De fato, cada uma das dez pragas refutava a pretensa autoridade e divindade dos falsos deuses do Egito. Com esses sinais de juízo, o Senhor Jeová revelava seu supremo poder e a incapacidade dos falsos deuses em intervir em favor dos que os idolatravam. Cada praga humilhava um deus egípcio, como podemos ver:

1ª) Águas tornam-se em sangue: O rio Nilo, que era objeto do culto tornou-se objeto de abominação. O Senhor humilha o deus Haspi, que diziam ser o espírito do Nilo.
2ª) As rãs: O deus Hect (que tinha forma de rã) foi humilhado, pois as rãs se tornaram uma praga para os egípcios.

3ª) Os piolhos: Todos os falsos deuses egípcios foram humilhados, pois não podia entrar no templo pagão quem tivesse piolho.

4ª) As moscas: O Senhor humilha Belzebu, cujo nome significa deus das moscas.

5ª) Pestes nos animais: Humilhados os deuses Mnevis (que tinha forma de boi) e Hator (que tinha forma de vaca); os egípcios adoravam os animais, e agora passam a vê-los mortos.

6ª) Úlceras nos homens e nos animais: Jeová humilha Imotep (deus egípcio da medicina), que não pôde curá-los.
7ª) Chuva de pedras e fogo:Osíris (deus do fogo) não consegue impedir que fogo caia do céu.
8ª) Gafanhotos: Set, o falso deus protetor das colheitas, nada pode fazer para impedir a devastação causada pelos gafanhotos enviados por Jeová.

9ª) Trevas: Rá e Horus (deus-sol) não puderam fazer o sol brilhar durante os três dias de trevas sobre a terra do Egito.

10ª) Morte dos primogênitos: Osíris, o falso deus que os egípcios consideravam como sendo o doador da vida, não pôde ressuscitar os primogênitos.

E era só o dedo de Deus! (Ex 8.19). Realmente, não há Deus maior!

Amados, continuem firmes na fé, sabendo que MAIOR É O QUE ESTÁ EM NÓS do que o que está no mundo (1 Jo 4.4).

Nenhum comentário:

Postar um comentário