
Alguns estudiosos rejeitam o aspecto escatológico desse versículo, e dizem que Jesus estava se referindo a um momento histórico de perseguição já ocorrido no primeiro século de nossa era, do qual os crentes em Filadélfia seriam preservados. Não entendemos que esse versículo tenha uma interpretação puramente pretérita, pois nas cartas às igrejas da Ásia existem muitas alusões a temas escatológicos.
Defendemos que o versículo em comento trata do livramento que a Igreja terá, de não passar pela Grande Tribulação. Não obstante, há correntes de interpretação que divergem acerca de qual ocasião será a Igreja arrebatada. Existem três principais correntes acerca do assunto:
- Os pós-tribulacionistas: defendem a tese de que a Igreja passará pela Grande Tribulação, somente sendo arrebatada após o término da mesma;
- Os midi-tribulacionistas: acreditam que a Grande Tribulação propriamente dita somente ocorrerá na segunda metade dos sete anos de todo o período. Os midi-tribulacionistas entendem que a Igreja passará pelos três primeiros anos da Grande Tribulação, sendo arrebatada após isso;
- Os pré-tribulacionistas: entendem que a Igreja não passará pela Grande Tribulação, pois Jesus arrebatará a Igreja antes do início dos sete anos desse evento.
Além da promessa do versículo em comento, a Bíblia declara diversas vezes que a Igreja não passará pela Grande Tribulação, também chamada de “a ira vindoura”, como vemos nos textos abaixo (grifo nosso):
- E esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dos mortos, a saber, a Jesus, que nos livra da ira futura (1 Ts 1.10);
- Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo (1 Ts 5.9);
- Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira (Rm 5.9);
- Vigiai, pois, em todo o tempo, para que sejais dignos de escapar de todas essas coisas que hão de acontecer e de estar em pé diante do Filho do Homem (Lc 21.36).
Os defensores da corrente pós-tribulacionistas afirmam que em parte alguma na Bíblia há como provar que a Igreja será arrebatada em duas fases distintas. No entanto, há na Bíblia mais de 300 referências que dizem respeito à Segunda Vinda de Cristo, as quais, quando são cuidadosamente analisadas, demonstram que o retorno de Cristo será em duas fases.
A primeira fase é o arrebatamento da Igreja, chamado de “a vinda”, do grego parousia, que quer dizer presença. A segunda fase é chamada de o retorno ou aparecimento glorioso, do grego ephipania, que quer dizer manifestação gloriosa.
Acreditamos que a primeira fase da segunda vinda de Cristo trata apenas do arrebatamento da Igreja, abrangendo assim, os salvos em Jesus. Após o arrebatamento, a Igreja participará do Tribunal de Cristo (2 Co 5.10) e das Bodas do Cordeiro (Ap 19). Enquanto isso, o mundo estará passando pelo período sombrio da Grande Tribulação.
A segunda fase é o aparecimento glorioso ou a manifestação gloriosa da sua vinda, onde Cristo virá com a sua Igreja (que havia sido arrebatada) a fim de vencer o Anticristo, julgar as nações, receber Israel convertido e estabelecer seu reino milenial.
FASES DA VINDA DE JESUS
PRIMEIRA FASE | SEGUNDA FASE |
Ocorre o arrebatamento da Igreja (1 Ts 4.16-17) | Ocorre o retorno glorioso (Ap 19. 11-20) |
Cristo vem para os seus (Jo 14.3) | Cristo vem com os seus (Cl 3.4) |
Será invisível para o mundo (1 Co 15.52) | Será visível para o mundo (Ap 1.7) |
Cristo vem como o Noivo (Mt 25.1-6) | Cristo vem como Rei dos reis (Ap 19.16) |
Cristo vem para receber a Igreja (Jo 14.3) | Cristo vem para ser recebido por Israel arrependido (Zc 12.10) |
Cristo vem para as Bodas (Mt 25.10) | Cristo vem para julgar as nações (Mt 25.31-45) |
Cristo vem para as virgens (Mt 25.1) | Cristo vem para as nações (Mt 25.32) |
Cristo vem até os ares (1 Ts 4.17) | Cristo colocará seus pés no Monte das Oliveiras (Zc 14.3-4) |
É a bendita esperança (Tt 2.13a) | É o glorioso aparecimento (Tt 2.12b) |
Cristo vem como a Estrela da manhã (Ap 22.16) | Cristo vem como o Sol da Justiça (Ml 4.1-2) |
Cristo vem para levar a Igreja para a cidade celestial (Jo 14.15; Ef 5.27) | Cristo vem para estabelecer seu reino milenial (Jr 3.17; Zc 8.3) |
E, agora, vós sabeis o que o detém, para que a seu próprio tempo seja manifestado. Porque o mistério da iniqüidade já opera; somente há um que, agora, o detém até que do meio seja retirado; e, então, será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca e aniquilará pelo esplendor da sua vinda.
Acreditamos que aquele que detém a manifestação do iníquo é o Espírito Santo que habita a Igreja de Deus; e que após o arrebatamento da Igreja, o Anticristo será revelado, dando início à Grande Tribulação. Outrossim, nessa passagem é dito que o Anticristo será derrotado por Jesus pelo esplendor da sua vinda, ou seja, a manifestação gloriosa da vinda de Cristo ao fim da Grande Tribulação.
Olá querido irmão em Cristo, graça e paz da parte de Deus Pai e de nosso Senhor Jesus Cristo!!! Parabéns pelo seu blog, fidedígno com as escrituras sagradas e motivador no tocante a esperança do cristão. Um abraço e que Deus continue te abençoando e te usando, para a glória de Deus, rica e abundantemnte!!!
ResponderExcluirMuito bem elaborado o texto, embora eu não tenha tanto embasamento, mas fui à Biblia e percebi o esmero na sua criação. PARABÉNS!
ResponderExcluirPassei para dar o primeiro alô. Este blog já está em favoritos. Que o Senhor Jesus continue te abençoando. Major Irmão Batista.
ResponderExcluirRelendo, e se deleitando na mensagem. Nosso Deus continua te usando. Isso é respostas de oração.
ResponderExcluir