sábado, 31 de março de 2012

O LIVRO DO APOCALIPSE: UMA ANÁLISE A PARTIR DO SEU PRIMEIRO VERSÍCULO (Escrito por Sidcley Rodrigues do Amaral)







Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou e as notificou a João, seu servo.
(Apocalipse 1.1)







O livro do Apocalipse adequadamente se inicia com a palavra revelação. Esse termo vem da palavra grega apokalupsis, que literalmente significa “tirar o véu”.
Em toda a narrativa sagrada o nosso Deus apresenta-se como um Deus de revelação (Dt 29.29; Rm 1.18-20).
A revelação de Deus é magistralmente descrita nos quatro primeiros versículos da Epístola aos Hebreus, onde se diz que na Antiguidade Deus falou, ou seja, se revelou, muitas vezes e de muitas maneiras através dos profetas, mas que hoje, “nestes últimos dias”, nos fala pelo seu Filho Jesus, o qual é a revelação exata da imagem da pessoa de Deus (Hb 1.1-4).
Pois bem, é o próprio Jesus que destila a revelação dos últimos dias do mundo em que vivemos. Daí a justificativa das primeiras palavras do versículo em foco: “Revelação de Jesus Cristo”.

No livro de Apocalipse, o Senhor Jesus revela o apogeu da escatologia bíblica, a qual, na maioria das vezes, é moderadamente explanada em alguns livros do Antigo Testamento, como Isaías, Ezequiel, Daniel e Zacarias e em algumas passagens do Novo Testamento, tais como o Sermão Profético de Jesus no Monte das Oliveiras (Mt 24-26; Mc 13.1-13; Lc 21.5-36) e várias alusões feitas pelos Apóstolos Paulo e Pedro em suas epístolas (Ex. 1 Ts 4.13-18; 2 Pe 3.1-13).

Numa análise eclesiológica, o livro de Apocalipse trata da esperança da Igreja, isto é, a Segunda Vinda de Jesus. Outrossim, há também o vaticínio de outros grandes eventos escatológicos, tais como a Grande Tribulação, as Bodas do Cordeiro, o Milênio, o Juízo Final etc. Também, além de tratar da vitória de Cristo e da sua Igreja, o livro de Apocalipse versa sobre o destino final da nação de Israel e do mundo gentílico.

Para muitas pessoas, o livro de Apocalipse é uma obra envolta de mistérios, encerrada pelo enigmático. Para outros, Apocalipse é um livro assombroso, repleto de castigos e cólera divina. No entanto, para o crente salvo em Jesus, Apocalipse é o livro da Vitória de Jesus Cristo e de seus redimidos.
Não é um livro enigmático ou misterioso, pois não se trata de uma visão indecifrável, mas sim, de uma revelação.
A revelação é de Jesus Cristo, ou seja, quem desvela a mensagem profética é o próprio Jesus redivivo. Ele, que é o mesmo Cordeiro e Leão de Judá que no capítulo 5 de Apocalipse é digno de abrir o livro selado e de desatar os seus sete selos (Ap 5.1-9).
Devemos atentar que a Bíblia assevera que o livro de Apocalipse é uma revelação aos seus servos. Assim, é uma mensagem dirigida para os servos de Deus que formam sua Igreja. Por isso, o mundo não a entende. Para entender as coisas espirituais é necessário ter o Espírito de Deus em sua vida (1 Co 1.14-16).
Quando o assunto é uma mensagem escatológica a Bíblia ainda diz que “nenhum dos ímpios entenderá, mas os sábios entenderão” (Dn 12.10).
Segundo o livro de Apocalipse, a mensagem revelada são as coisas que brevemente devem acontecer. É necessário que entendamos que a passagem de tempo para o Senhor não corre da mesma maneira de como corre para os homens. Mil anos para o Senhor é como se fossem um só dia. Com isso a Bíblia demonstra que Deus é eterno, sendo que o passado, o presente e o futuro estão diante dEle sem que nada escape da sua presciência e governo. O Senhor é o dono da História do mundo e seus planos serão, no devido tempo, cabalmente cumpridos.
Um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos, como um dia (2 Pe 3.8). Não obstante, no Apocalipse temos uma mensagem profética, cujo cumprimento é inexorável. Os propósitos e desígnios de Deus jamais são frustrados ou adiados, pois Ele é o Senhor do tempo e do espaço, todas as coisas estão sob o controle da sua vontade.
Talvez para nós, seres humanos, Deus pareça tardar, no entanto, o Senhor jamais se atrasa nem chega fora de tempo. A Bíblia diz acerca da vinda de Jesus: “Ainda um pouquinho de tempo aquele que há de vir virá, e não tardará” (Hb 10.37).
O versículo em comento ainda diz que Jesus pelo seu anjo as enviou. A palavra “anjo” vem do grego angelos, e significa “mensageiro”. Na Bíblia, comumente Deus enviar anjos a fim de comunicar grandes revelações (Gn 18.1-15; Jz 13.1-21; Dn 10.1-21; Mt 1.20-21; Lc 1.11-17; 1.26-37; 2.8-15). Segundo as Escrituras, os anjos são espíritos ministradores, enviados por Deus para servir os Seus servos (Hb 1.14).

A revelação divina é entregue a João, seu servo. O Novo Testamento cita quatro pessoas chamadas João:
1) João Batista, filho do sacerdote Zacarias, e que foi o Precursor do Messias (Mt 3.1-12;Lc 1.57-66; 3.1-20);
2) João Marcos, sobrinho de Barnabé, e escritor do segundo Evangelho (At 12.12, 25; 13.5,13; 15.37).
3) João, um parente do sumo sacerdote Anás (At 4.6).
4) João, o Apóstolo, irmão de Tiago e filho de Zebedeu, escritor do quarto evangelho (Mt 4.21; Jo 21.24). É este o escritor do livro de Apocalipse. Uma vez que seu pai, Zebedeu, era casado com Salomé, sendo esta, provavelmente, irmã da mãe de Jesus (Mt 27.56 com Mc 15.40; Jo 19.25), João seria primo de Jesus. Este João e seu irmão Tiago foram chamados por Jesus de Boanerges, que significa “Filhos do trovão” (Mc 3.17). O evangelista João é comumente chamado pelos comentaristas da Bíblia de “o Apóstolo do amor”.
Apesar da esmagadora maioria de estudiosos da Bíblia dar os créditos da escrita ao quarto evangelista, alguns teólogos acreditam que o escritor do livro de Apocalipse pode não ser o mesmo João, pois apontam diferenças no estilo e na linguagem empregados em relação ao Evangelho que lhe é atribuído. Todavia, ficamos com a posição conservadora que considera que o mesmo João escreveu ambos os livros. Os pais da Igreja Justino Mártir (cerca de 140 d.C.), e Irineu (cerca de 180 d.C.), sucessores dos apóstolos, atribuem a autoria de Apocalipse ao evangelista João, o qual escrevera o livro, provavelmente no ano 96 d.C., durante o reinado do Imperador romano Domiciano.
Enfim, amados, o livro do Apocalipse é uma obra literária divina que deve ser lida e estudada por todos os que amam a Palavra de Deus. É um livro que nos garante uma bem-aventurança em sua leitura, audição e prática.

Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo (Ap 1.3).