terça-feira, 24 de agosto de 2010

A PROVIDÊNCIA DE DEUS (Escrito por Sidcley Rodrigues do Amaral)



"O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá toda as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus."
(Filipenses 4.19)

Amados irmãos, temos a promessa do cuidado constante de Deus em nossas vidas. Destarte, nada em nossa vida acontece por acontecer. Não estamos à mercê do acaso ou da sorte. O Senhor é quem cuida de nós! (1 Pe 5.7).

O cuidado de Deus, que é a sua Providência em nossas vidas, nos ensina que todas as circunstâncias, inclusive as coisas que parecem ser contrárias a nós, tudo está sob o controle de Deus. Afinal, " todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus" (Rm 8.28). Ou seja, mesmo em momentos difíceis e de sofrimento, mesmo em amargas decepções, mesmo quando somos tratados de maneira errada, podemos ter a certeza de que o Senhor agirá em meio a essas situações, para cumprir a sua boa, perfeita e agradável vontade em seus filhos.

A mão que sustenta a tua vida, amado irmão, é a potente mão de Deus (1 Pe 5.6); você está seguro nas mãos do Pai (Jo 10.29) e nunca será esquecido porque Ele gravou teu nome nas palmas de Suas mãos! (Is 49.15-16).

Assim sendo, quero compartilhar o seguinte testemunho acerca da confiança na providência de Deus:

Uma irmã em Cristo muito carente telefonou para um programa evangélico de rádio pedindo ajuda aos irmãos.
Um bruxo que ouvia o programa, resolveu pregar-lhe a seguinte peça: Telefonou para a rádio e obteve o endereço da irmã carente. Chamou seus empregados ordenou que fizesse uma compra e levassem para a nossa irmã em Cristo, com a seguinte orientação:
Quando ela perguntar quem mandou as compras, respondam que foi o diabo que enviou tudo aquilo!
Ao chegar a casa a mulher, os recebeu com alegria e foi logo guardando os alimentos na sua prateleira, mas... não perguntou quem lhe havia enviando.
Os empregados do bruxo, sem saber o que deveriam fazer, provocaram a pergunta:
- A senhora não quer saber quem lhe enviou estas coisas?

A mulher, na maior simplicidade da sua fé, respondeu:
- Não, meu filho. Não é preciso. Quando Deus manda, ate o diabo obedece!

"E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto" (Rm 8.28).

sábado, 14 de agosto de 2010

Matéria do jornal MANSAGEIRO DA PAZ sobre os vídeos da série PREPARE-SE!




Amados irmãos, acredito ser oportuno divulgar a posição do períodico Mensageiro da Paz acerca da série de DVD's PREPARE-SE!

É importante salientar que o Mensageiro da Paz é um periódico tradicional que se denomina como sendo órgão oficial da Assembléia de Deus no Brasil.

Segue abaixo, em negrito, o artigo publicado:


VÍDEOS SOBRE ILLUMINATI CONFUNDEM EVANGÉLICOS

Nos últimos meses, tem se popularizado no meio evangélico uma série de vídeos sobre uma teoria especulativa acerca do projeto de governança mundial profetizado pela Bíblia para o final dos tempos e que já estaria em andamento no mundo. Esses vídeos, disponibilizados gratuitamente na grande rede de computadores, têm sido, inclusive, reproduzidos de forma caseira e distribuídos por muitos crentes impressionados com o seu conteúdo. Porém, a escatologia neles contida mistura verdades com mentiras, boatos com fatos, evidências com informações absolutamente equivocadas. Tratam-se dos vídeos acerca dos supostos Illuminati, que já são uma verdadeira febre entre muitos crentes do Brasil afora, mas que contêm erros graves.

Segundo esses vídeos, há décadas que um grupo de homens muito ricos domina o mundo, manipulando governos, a economia mundial, a produção dos alimentos e todas as notícias que lemos nos jornais ou vemos na TV e nos grandes sites de notícias da internet. Esse grupo, dizem, chama-se Illuminati, uma entidade secreta que reúne homens poderosos desejosos de implantar na Terra um governo mundial. De acordo com os vídeos, são eles que teriam elegido de fato os últimos presidentes dos Estados Unidos, teriam "produzido a farsa" de que o homem foi à lua e "forjado" os atentados ao World Trade Center e Pentágono (sic); e, ainda segundo eles, todas as igrejas evangélicas estariam praticamente envolvidas, consciente ou inconscientemente, pela Nova Ordem Mundial, ou seja, o governo mundial. Como dá para perceber, são falácias, mas que acabam enganando muitos justamente porque essas mentiras são apresentadas nos vídeos ao lado de outros fatos, misturando verdade com ficção.

Sobre os atentados de 11 de Setembro de 2001, há uma teoria da conspiração que foi popularizada pelo livro L'Effroyable Imposture (2002), do jornalista e ativista político antissemita e de esquerda Thierry Meyssan. Com o lançamento do livro, a teoria de Meyssan se espalhou na internet, mas trata-se de uma tremenda fraude, cujos argumentos (muitos distorcidos já em seu nascedouro) já foram todos respondidos um a um pelo FBI e pelo Departamento de Estado Norte-Americano, e em artigos tanto da imprensa dos EUA como da imprensa européia, inclusive a francesa, mal o livro fora lançado. Livros chegaram rebatendo ponto a ponto sua teoria, repleta de informações equivocadas. Desacreditado, Meyssan saiu da Europa e passou a morar na Síria, de onde trabalha fazendo matérias para uma revista semanal russa, a "Odnako".

Os Illuminati Existem?
Para início de conversa, os Illuminati de fato sequer existem. Grupos como Illuminati, Golden Dawn (Aurora Dourada), Priorado de Sião e Templários já existiram, mas há muito tempo não existem mais. O Priorado de Sião, que se dizia uma sociedade secreta fundada no século 11, foi, na verdade, criado em 1956 e se dissolveu no mesmo ano. Os Templários existiram de 1096 até 1312, quando o papa Clemente V resolveu dissolver a ordem. A sociedade ocultista e teosófica Aurora Dourada nasceu em 1880 e desfez-se em 1905. Atualmente, pequenos grupos, nascidos recentemente, alegam ser a continuação da ordem, mas nenhum tem realmente ligação direta com o original Aurora Dourada nem conseguiu ter a pequena influência que esse grupo tinha no final do século 19 na Inglaterra. O Illuminati, por sua vez, foi uma sociedade secreta criada na Alemanha em 1776 e extinguida em 1788, e caracterizada por seguir um iluminismo radical. Todas as teorias que colocam os Illuminati como tendo início antes dessa época ou como existindo até hoje tratam-se de lendas. O nome Illuminati só sobrevive hoje em minúsculos grupos de aficcionados pela história do Illuminati original. Há até um deles no Brasil. Eles se dizem herdeiros dos antigos Illuminati, mas não têm obviamente nenhuma ligação direta com o Illuminati original do século 18, e também nenhum desses grupos têm ligação entre si e muito menos exercem alguma inflência significativa sobre a sociedade.

Outro detalhe é que Illuminati, Golden Dawn e Priorado de Sião eram sociedades secretas antigas que não chegaram, nenhuma delas, a ter o poder de influência que a maçonaria, por exemplo, tinha pelo menos até o início do século 20. Hoje, o Illuminati, Golden Dawn, Priorado de Sião e Templários só existem mesmo em romances policiais mirabolantes que rendem lucrativos roteiros de filmes de ficção, como O Código da Vinci, baseado em obra ficcional homônima do falacioso Dan Brown.

Sérgio Pereira Couto, jornalista, historiador e escritor, considerado o maior especialista em sociedades secretas no Brasil, ressalta sobre os Illuminati que "páginas e mais páginas de internet apresentam os esquemas mais malucos e os atribui ao grupo, incluindo ramificações e controle total de outras ordens", e acrescenta que, desde o século 18, "muito se falou sobre essa ordem e pouco se provou".

Agora, o que é verdade, e já foi alvo de matéria do jornal Mensageiro da Paz, é que existem grupos que reúnem realmente homens poderosos na política, na cultura e na economia mundial, e que pregam uma Nova Ordem Mundial - isto é, uma governança mundial -, mas nada que seja do tipo sociedade secreta. São eles o Council on Foreign Relations (CFR, na sigla em inglês), dos EUA, e o Clube Bilderberg, que reúne fraternalmente líderes internacionais nas áreas de política, economia e cultura. Ambos foram fundados no século 20. Destes, apenas o Clube Bilderberg é mais reservado. O CFR, ao contrário, realiza palestras, eventos e tem publicação oficial. Já o Clube Bilderberg é, no máximo, o que se pode chamar em nossos dias de "sociedade discreta" (aliás, é praticamente impossível imaginar em nossos dias uma sociedade absolutamente secreta, já que estamos em uma época em que a comunicação e o jornalismo investigativo são cada vez mais fortes).

É fato que as reuniões do Clube Bilderberg não são abertas à imprensa ou ao grande público, mas seus membros são todos conhecidos e todos os anos sabe-se quando e onde serão realizadas as reuniões. Inclusive, a pauta desses encontros de vez em quando acaba vazando para a imprensa, sendo publicada em sites e até em jornais. Outro ponto importante a se frisar é que esses grupos (CFR e CB) não são "onipotentes", no sentido de terem o poder pleno de implantar tudo o que idealizam ou "controlar toda a mídia e o governo de nações", mas tentam, sim, dentro da esfera de influência de seus membros, influenciar o maior número de pessoas para aquilo que consideram ser o melhor para o mundo - e na maioria das vezes acabam conseguindo seu intento, por terem o apoio da maioria dos grandes formadores de opinião da mídia ocidental de hoje na defesa de suas propostas. O CFR e o CB defendem, por exemplo, um governo mundial, moeda única, legalização de drogas, "casamento" homossexual. Nem todos os seus membros concordam com todos os pontos dessa pauta, mas a maioria, sim.

Estejam os membros do CFR e do Clube Bilderberg conscientes disso ou não, o que defendem em sua maioria aponta para as profecias bíblicas relativas ao final dos tempos. Em suas ações, sem dúvida, influenciam a sociedade. Só não se pode chamar isso de "controle total", mas apenas de grande influência; nem afirmar que o Clube Bilderberg, e muito menos o CFR, é uma "sociedade secreta"; e nem chamar esses grupos ou seus membros de Illuminati, pois este não mais existe. Há propostas dos antigos Illuminati do século 18 que se assemelham às propostas do CFR e do CB? Sim, sem dúvida, mas estes não têm ligação com aqueles, apenas ideologias parecidas.

O Homem Não Foi à Lua?
Um dos grandes absurdos desses vídeos de escatologia especulativa que pregam o controle mundial dos supostos Illuminati manipulando a sociedade é a teoria conspiratória de que o homem não foi à lua, que isso teria sido uma farsa estratégica dos Illuminati. Alguns dos argumentos usados para tentar provar isso são:

(1) "Se Armstrong foi o primeiro homem a pisar na lua, quem é que tirou a foto dele descendo?";

(2) "Se na lua não tem umidade, por que fotos da viagem à lua mostram pegadas dos astronautas?";

(3) "Como é que os astronautas fizeram tantas fotos na lua, mas em nenhuma delas aparecem estrelas no espaço visto da lua?";

(4) "Por que há duplicidade de sombras nas imagens dos astronautas na lua?";

(5) "Se a temperatura na lua é de 100 graus durante o dia e -150 graus à noite, como os astronautas conseguiram andar lá?";

(6) "Se na lua existe vácuo, por que a bandeira dos EUA ficava tremulando nas imagens da viagem à lua?";

(7) "Se o homem já foi à lua, por que ainda não voltou?";

O astrônomo Ronaldo Mourão, um dos mais respeitados cientistas brasileiros, explica:

(1) "O homem que aparece na foto descendo do módulo lunar não é Armstrong, mas seu companheiro Buzz Aldrin, que foi o piloto do módulo e o segundo homem a pisar na lua. Enquanto ele descia, Argmstrong fotografava. Aliás, a maioria das fotos clássicas da lua, que muita gente acredita serem de Armstrong, são, na verdade, de Aldrin".

(2) "Não é preciso água para deixar pegadas, como qualquer beduíno do deserto pode demonstrar. O que permite pegadas no solo lunar é a areia extremamente fina e porosa da lua. É um pó muito, muito fino, semelhante ao cimento, à cinza vulcânica ou ao pó compacto que as mulheres usam em maquiagens. Quando você pisa em algo assim, fica uma marca profunda. É por isso que as pegadas se formaram".

(3) "Os astronautas com certeza viram muitas estrelas, mas não conseguiram fotografar nenhuma, porque a fotografia tinha limites em 1969. Para conseguir captar as estrelas, os astronautas teriam que ter deixado uma exposição alta na câmera e, com o brilho do Sol ali do lado, se fizessem isso não teriam conseguido registrar mais nada na superfície. Talvez com uma máquina moderna de hoje em dia eles conseguiriam, mas era difícil e isso não era a prioridade naquele momento".

(4) "A fonte principal de luz na lua é o sol, assim como na Terra, mas o sol não é a única fonte. Há também a Terra e a luz emitida pela própria câmera do astronauta. Na lua, a Terra ilumina a área tanto quanto a lua ilumina a Terra em uma noite de lua cheia".

(5) "O local escolhido para o pouso era exatamente no meio da penumbra, onde ainda não era nem dia e nem noite completamente, para proteger os astronautas. A rotação da Lua dura cerca de 27 dias - tempo de sobra para Armstrong e Aldrin ficarem seguros por ali."

(6) "A bandeira possui uma haste vertical e uma horizontal, que mantém a bandeira aberta. E no momento em que o astronauta está fincando a bandeira no solo, ela realmente tremula, mas isso devido ao movimento que o astronauta faz na haste. Quando ele para de mexer na haste, a bandeira continua mexendo por um tempo (esse tempo seria menor aqui na terra devido ao atrito do ar) e depois pára, isso porque em um ambiente sem atmosfera não há atrito, então a energia do movimento inicial demora a se dissipar. Quando a bandeira pára de tremular, ela não se move novamente. Se houvesse vento, veríamos poeira e a bandeira tremulando sem o astronauta a ter movimentado".

(7) "O homem não voltou à lua ainda por questões políticas. Depois que os EUA chegaram à lua, os soviéticos resolveram brincar de 'eu nem queria mesmo' e deram uma bela desacelerada em seu programa lunar, mantendo apenas as sondas Luna. A URSS preferiu gastar seu tempo e dinheiro com a estação espacial Mir, e nessa eles derrotaram os americanos, que jamais conseguiram colocar a sua Freedom em órbita e acabara adaptando o projeto para virar a Estação Espacial Internacional. A Nasa, por sua vez, viveu uma crise financeira numa época em que o governo americano acreditava que o povo não se importava com o programa espacial. Mais tarde, preferiu concentrar seus esforços nos ônibus espaciais, com a esperança de tornar as missões mais rotineiras. Agora, no entanto, tudo parece que vai mudar. Com a aposentadoria dos ônibus espaciais no fim de 2010, os americanos estão investindo em novas naves: as Orion, que parecem muito mais com as Apollo do que com os gigantescos ônibus. A principal missão da nova nave é levar o homem de volta à lua".

Prudência
Os vídeos especulativos pregam ainda uma absurda conspiração judaica (o que dá aos vídeos um tom antissemita) e falam ainda do "perigo das vacinações", exagerando muito em algumas notícias sobre a vacina contra o vírus influenza A (H1N1) e distorcendo um pouco outras relacionadas ao assunto. Outro assunto abordado é o cada vez mais popular microchip implantado em mãos, trazendo informações da pessoa e sinal de sua localização. Quanto ao microchip, é possível que ele seja usado no governo mundial? Sim, é possível. O próprio Mensageiro da Paz já publicou nos últimos anos duas matérias sobre essa possibilidade. Não podemos afirmar com certeza, mas, no máximo, cogitar, com base em Apocalipse 13.16,17, que fala do "sinal da besta", sem o qual ninguém poderá circular, comprar ou vender. Lembremo-nos, porém, que nos anos 80 pensava-se que o "sinal da besta" seria o código de barras. Agora, fala-se em microchip. Não sabemos se até lá será isso mesmo ou outra tecnologia ainda mais avançada. O que sabemos é que tal "sinal" haverá, porque é a Bíblia quem o diz.

Enfim, sabemos que os sinais da proximidade da Segunda Vinda de Jesus estão aí. Sabemos também, pela Palavra de Deus, que haverá um governo mundial e, inclusive, vemos cada vez mais o aumento do poder dos organismos internacionais. Apenas devemos ser prudentes para não nos deixarmos levar por uma escatologia meramente especulativa e por imaginações humanas. Para isso, em primeiro lugar, devemos checar e analisar as informações antes de aceitá-las; e em segundo lugar, mas não menos importante, sempre ter o cuidado para não irmos além do que a Bíblia nos diz. Assim, evitaremos tanto sermos enganados quanto sermos precipitados em nossas afirmações.

Fonte: Mensageiro da Paz, Agosto de 2010

ESCATOLOGIA ATERRORIZANTE - As fontes da série PREPARA-SE! (Publicação autorizada pelo autor: Pastor Ciro Sanchez Zibordi)


Amados irmãos, como muitos de vocês, eu assisti aos vídeos da série PREPARE-SE, e após vê-los, confesso que os achei um tanto sensacionalista, e meio que teoria da conspiração.
Na verdade, eu cheguei a seguinte conclusão: o apresentador dos vídeos utiliza-se de algo verdadeiro (a Bíblia e seus temas: a Vinda de Jesus, a Grande Tribulação etc) mas mistura com recortes de vários documentários feitos por ATIVISTAS AMERICANOS ANTI-GOVERNO ou ativistas que simplesmente são radicais ou paranóicos na defesa dos direitos civis americanos!(Sendo que muitos dos criadores dos documentários nunca foram cristãos e alguns são até inimigos da fé cristã).

Agora, para mim o maior problema é que muitos irmãos estão ficando também paranóicos, ou até vendo ocultismo em tudo. Muitos irmãos estão realmente aterrorizados (em vez de alertas) e outros estão desconfiando das igrejas e dos pastores.

A vinda de Jesus está próxima? Sim!
O Reinado do Anticristo é iminente? Sim! Mas cremos que o Anticristo se manifestará após o arrebatamento da Igreja.

Amados, este post tem o objetivo de mostrar quais são as fontes utilizadas pelo autor da série PREPARE-SE! Segue abaixo em negrito a reprodução autorizada do post publicado no Blog do Ciro (http://cirozibordi.blogspot.com)

Muitos apreciadores da série Prepare-se não sabem que o seu apresentador sequer é cristão! Ele afirma, nos vídeos, que não tem religião e faz questão de atacar o cristianismo, que estaria, segundo ele, sob o domínio dos “senhores do mundo”.

Valendo-se de argumentações superficiais, o tal “o contador de histórias” afirma que não há necessidade de templos e que a grande maioria dos pastores evangélicos é mercenária. Recentemente, ele gravou um vídeo pelo qual afirmou que pertenceu à Assembleia de Deus durante dezesseis anos e saiu dessa igreja por que foi enganado durante todo esse tempo. Ele se opõe até mesmo à Ceia do Senhor, que é uma das ordenanças do Senhor Jesus, e cita um documentário sobre mitologia para contestá-la.

Ao tomar conhecimento da minha preocupação quanto à grande confusão que tem causado entre os desavisados a série aterrorizante Prepare-se, o meu amigo e pesquisador Marcos Lopes enviou-me informações muito importantes sobre o assunto. Lopes, que milita na área de apologética há muitos anos (conhecemo-nos no seminário teológico, no início da década de 1990), é ministro do Evangelho e policial militar em São Paulo.

“O mais interessante, para não dizer trágico, é que as ideias do apresentador da série Prepare-se não são suas, propriamente. Muito do que ele apresenta são teorias conspiratórias tiradas de documentários de Alex Jones, David Icke, Aaron Russo, Jordan Maxwell, G. Edward Griffin, Jim Marrs, Bill Hicks, George Carlin, John Taylor Gatto, Charlotte Iserbyt, Dave von Kleist, Stan Monteith e outras pessoas com ideias conspiratórias. Alex Jones, um dos mais citados, nasceu no Texas e é uma pessoa bem controvertida. Seu primeiro documentário que expõe suas ideias data de 1997: America Destroyed by Design”, afirma Lopes.

Alex Jones possui vários sites centrados em notícias e informações relativas a violações de liberdade civil e ao governo global. Ele foi uma das pessoas que criticaram o cerco do governo norte-americano à seita Davidiana, no Texas, em 1993. Depois de 51 dias de cerco pelo FBI, a aludida seita, dissidente da Igreja Adventista do Sétimo Dia, teria posto fogo a sua sede. Mais de oitenta pessoas morreram, entre elas 25 crianças. Segue-se que um dos gurus das teorias conspiratórias apresentadas na aludida série em DVD é uma pessoa controvertida, que estimula a população contra o governo estadunidense.

Outro nome bastante citado pelo apresentador de Prepare-se é David Icke, um antissemita que acredita em extraterrestres. Ele, que já se envolveu com o espiritismo, teria recebido uma mensagem de um espírito identificado por “o guardião”. E este lhe disse: “Você é o escolhido para curar a Terra”. O curioso é que há cristãos desavisados levando os tais DVDs para as suas casas, acreditando cegamente em informações aterrorizantes e paranoicas. Alguns revoltam-se contra pastores e até contra a Bíblia, dando ouvidos a falsos mestres (1 Tm 4.1-3; 2 Tm 4.1-5).

O pesquisador Marcos Lopes também assevera: “O que torna bastante perigosa a série Prepare-se é a semelhança de algumas de suas argumentações com o controvertido filme anticristão Zeitgeist. Este foi amplamente refutado pelo Dr. Ben Witherington — considerado um dos grandes estudiosos do Novo Testamento. Zeitgeist é dividido em três partes. A primeira ataca a historicidade da Bíblia e afirma que Jesus, de modo antropomórfico, englobou várias entidades solares de outras culturas antigas. O autor do filme, Peter Joseph, tenta demonstrar que a história de Cristo é basicamente um plágio da história do deus egípcio Hórus. O cristianismo, de acordo com Zeitgeist, seria uma invenção usada para enganar e manipular as massas”.

Para Lopes, as informações aterrorizantes contidas nos tais DVDs e nos canais do YouTube estão gerando uma espécie de paranoia entre muitos evangélicos. E já há cristãos deixando de tomar certas vacinas importantes que o governo oferece à população, como já abordei nesta série sobre a escatologia aterrorizante. O motivo seria o medo de um suposto complô do governo contra o povo. Os vídeos fomentam uma revolta contra os governos norte-americano, brasileiro e todo tipo de governo.

Lopes informa que nos Estados Unidos já existem milícias em que até as crianças são ensinadas a usar armamentos para se defenderem do governo. Tudo porque acreditam que o governo norte-americano está tramando exterminar a população. Esse estímulo à revolta contra o governo — verificado na série Prepare-se — é antibíblica e contrária aos mandamentos contidos em Romanos 13.1-6. Aqui, a Palavra de Deus apresenta o nosso compromisso de nos sujeitarmos ao governo.

“O perigo letal para a igreja brasileira não é a Nova Ordem Mundial e toda essa história de conspirações mundiais, e sim o de se tornar renitente aos avisos de perigo que as Escrituras apresentam para o tempo do fim ( 2 Ts 2.3,11; 1 Jo 4.6). O apresentador de Prepare-se, assim como Alex Jones, não podem provar suas teorias conspiratórias. Ao contrário, suas declarações carecem de comprovações empíricas; elas se parecem com as teorias projetadas por seitas apocalípticas, como o Ramo Davidiano” — conclui Lopes.

Portanto, como se não bastassem as heresias destruidoras que hoje estão em grande parte das igrejas evangélicas brasileiras (cf. At 20.28-30. 2 Pe 2.1-3), temos agora milhares de cristãos evangélicos acreditando em conspirações que só existem nas mentes de Alex Jones, David Icke e seus discípulos. A Nova Ordem Mundial, em certo sentido, existirá. No entanto, os vídeos da mencionada série aterrorizante têm contribuído para causar uma grande desordem na igreja brasileira.

Com temor e tremor,

Ciro Sanches Zibordi




OBS: O Pastor Ciro é autor de vários livros publicados pela CPAD, tais como Erros que os pregadores devem evitar, Evangelhos que Paulo jamais pregaria, Mais erros que os pregadores devem evitar, Erros que os adoradoradores devem evitar, entre outros. RECOMENDO A LEITURA DOS LIVROS E A VISITA NO BLOG DO CIRO.

Sidcley Rodrigues do Amaral

sábado, 7 de agosto de 2010

O Cordeiro de Deus (Escrito por Sidcley Rodrigues do Amaral)



"No dia seguinte, João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. "
(João 1.29)


Amados, queremos, dessa feita, trazer uma reflexão sobre os benefícios advindos do sacrifício que Jesus fez por nós.

Antes de tudo, queremos dizer que a Bíblia faz menção de três cordeiros notáveis:
1) O cordeiro que foi sacrificado em lugar de Isaque (Gn 22.13);
2) O cordeiro pascal que foi sacrificado pelo povo de Israel (Ex 12);
3)e Jesus, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (Jo 1.29).

Podemos fazer o seguinte paralelo: O primeiro cordeiro foi morto para salvar um indivíduo; o segundo cordeiro (representando todos os cordeiros pascoais) foi morto para salvar um povo; Jesus, o Cordeiro de Deus foi morto para salvar todo o mundo!

Enquanto os cordeiros do Antigo Testamento salvaram a vida temporal de indivíduos, o Senhor Jesus é o Cordeiro de Deus que nos salva da condenação eterna, através de um sacrifício superior do que qualquer feito na Antiga Aliança (Hb 9.24, 27; 10.12).
Na verdade, todos os cordeiros sacrificados na Páscoa judaica tipificavam o sacrifício vicário de nosso Senhor Jesus, que morreu em nosso lugar, e cujo sangue derramado fala mais alto e melhor do que o sangue de Abel! (Hb 12.24)

Levando-se em conta a temática do presente Post, queremos nos deter na figura do Cordeiro Pascal e na sua semelhança com a pessoa e obra de Cristo.
A própria Bíblia aponta que o cordeiro pascal é um tipo de Cristo (I Co 5.7).

Segundo vemos no Antigo Testamento, o cordeiro pascal deveria ser escolhido conforme critérios estabelecidos pelo próprio Senhor, a saber:
a) Tinha que ser macho de um ano (Ex 12.5). É por isso que acerca de Jesus, a Bíblia diz “Um menino nos nasceu, e um filho se nos deu...” (Is 9.6);
b) Era sem defeito (Ex 12.5). Jesus é um cordeiro “imaculado e incontaminado” (I Pe 1.19);

c) Escolhido de antemão (Ex 12.3). A Bíblia diz que Cristo, o Cordeiro de Deus, foi “conhecido antes da fundação do mundo” (I Pe 2.20);

d) Nenhum osso devia ser quebrado (Ex 12.46). Nenhum dos ossos de Jesus foi quebrado (Jo 19.36);

e) Deveria ser morto à tarde (Ex 12.6); Jesus morreu à tarde (Mc 16.34-37);

f) O sangue do cordeiro pascal tinha o propósito de salvar da morte os primogênitos das famílias de Israel (Ex 12.13). O sangue de Jesus derramado na cruz do Calvário nos salva da condenação eterna (Hb 9.22).

g) O cordeiro pascal era o “sacrifício da Páscoa do Senhor” (Ex 12.27). Jesus “nossa Páscoa, foi sacrificado por nós” (I Co 5.7).
O Senhor Jesus ao consumar o plano da salvação nos garantiu o livramento da ira futura, pois da mesma forma que o sangue do cordeiro pascal aspergido nas ombreiras e na verga das portas era um sinal nas casas dos israelitas para que a mortandade não alcançasse seus primogênitos, o sangue de Jesus é também um sinal de vitória e livramento em nossas vidas!
"Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que tenham direito à árvore da vida e possam entrar na cidade pelas portas" (Ap 22.14).
Vejamos amados, a eficácia do sangue de Jesus em nossas vidas:
a) justificados pelo sangue (Rm 5.9);
b) redimidos pelo sangue (Ef 1.7);
c) comprados pelo sangue (I Pe 1.18-19);
d)temos acesso à Deus pelo sangue (Hb 10.19);
e) somos purificados pelo sangue (I Jo 1.7);
f) somos vencedores pelo sangue (Ap 12.11).

De fato, a vitória é nossa pelo sangue de Jesus. O sangue derramado por nós é suficiente para nos justificar, nos redimir, comprar as nossas vidas e nos purificar de todo pecado!
Se o pecado quer dominar a sua vida, saiba que Jesus é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo!

"E, agora, porque te deténs? Levanta-te, e batiza-te, e lava os teus pecados, invocando o nome do Senhor" (At 22.16)